A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto realizou na última sexta-feira, 26 de agosto de 2016, a solenidade de registro do nome da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como “UTI Dom Luciano”. O evento contou com a presença de autoridades e empresários da região, médicos e colaboradores do hospital, além do irmão de Dom Luciano, o jornalista, advogado e professor, Luiz Fernando Mendes de Almeida e do Cônego Lauro Versiani, representando a Arquidiocese de Mariana.
Durante a cerimônia, Doutor Paulo Brandão, Diretor Técnico do Corpo Clínico da Santa Casa, destacou a importância em homenagear Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que foi Arcebispo da Arquidiocese de Mariana por 18 anos (1988 – 2006). “Ele sempre se colocou disposto a nos ajudar. No início do empreendimento, foi ele quem conseguiu junto à Vale do Rio Doce a doação dos primeiros leitos de UTI. Durante os trabalhos de organização da UTI, ele sempre estava junto nos orientando”.
A UTI da Santa Casa comemora 11 anos de criação no dia 29 de novembro deste ano. 2016 também é o ano em que são completados 10 anos do falecimento de Dom Luciano, no dia 27 de agosto. “Depois de seu falecimento, a presença espiritual dele sempre nos estimulou muito a não desistir nas primeiras dificuldades e levamos esses 11 anos de funcionamento da UTI sempre chamando o santo para estar junto conosco. Nós costumamos dizer que Dom Luciano sempre foi o nosso iluminador, é a pessoa que ilumina o nosso trabalho e nos dá essa persistência da luta do dia a dia”, é o que ainda ressalta Doutor Paulo Brandão.