No mês de maio, a Santa Casa de Ouro Preto realizou um café com as lideranças com objetivo de agradecer às equipes do hospital pelo trabalho desenvolvido ao longo da intervenção, mais especificamente durante as prestações de contas das últimas semanas, após a auditoria anual. Na ocasião, também foram apresentados os novos projetos que a Santa Casa está participando.
Parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein
A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto vai iniciar uma capacitação de todos os integrantes do Pronto Atendimento e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto é denominado “Aplicação da Telemedicina na capacitação e no diagnóstico e terapêutico nas emergências”, fruto de parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Israelita Albert Einstein e viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo da iniciativa é auxiliar no apoio diagnóstico e terapêutico ao doente gravemente enfermo, visando à capacitação de profissionais da equipe multidisciplinar.
O projeto prevê que os hospitais remotos participantes sejam conectados ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde uma equipe de profissionais de saúde altamente qualificada estará disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para poder discutir casos clínicos ligados a urgência e emergência do escopo do projeto e questões de processo de trabalho em tempo real. Também serão ofertadas capacitações utilizando Educação à Distância (EaD), sempre no sentido de melhorar a atenção à saúde da população atendida por meio da qualificação dos profissionais envolvidos.
A capacitação deve iniciar na Santa Casa assim que uma sala multimídia for instalada no hospital, mas um termo de compromisso já está sendo assinado pela administração e os parceiros envolvidos. Dr. Jacques Gabriel, Diretor Técnico da Santa Casa, fala sobre o programa: “A parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, considerado de referência para toda América Latina, agregará um ganho técnico-científico de grande valor para o hospital e para a equipe integrante”.
Parceria com o Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão)
No final de 2015, a Santa Casa aderiu participação ao Projeto de Apoio aos Hospitais Beneficentes Sem Fins Lucrativos e Projeto de Implantação da Rede de Unidades de Cuidados Continuados do Estado de Minas Gerais. O curso está sendo ministrado pelo Centro de Estudos Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão). Esse curso está acontecendo quinzenalmente em Belo Horizonte por um período de dois anos e membros da administração estão participando. A finalidade é a melhoria da qualidade do serviço hospitalar, sendo que a Santa Casa está se submetendo ao programa de controle da qualidade hospitalar realizado pelo Cealag. Uma visita da equipe que ministra o curso ocorreu no dia 05 de maio de 2016 e o resultado foi satisfatório, de acordo com conversa informal com o auditor. O relatório final ainda será encaminhado.
Segundo a advogada do hospital, Dra. Renata Perdigão, as capacitações são fundamentais para a melhoria da qualidade da assistência ao cidadão. “Além disso, fazer parte da Rede de Unidades de Cuidados Continuados irá resolver um problema crônico do hospital referente à longa ocupação de leitos por pacientes que necessitam de recuperação por longo período com apoio da equipe multidisciplinar”.