Em breve a residência em neurologia será uma realidade na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. O projeto está em andamento desde fevereiro do ano passado e já foi aprovado na Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, o documento está em processo de aprovação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da universidade. Simultaneamente, o projeto se encontra em análise da Comissão Nacional de Residência Médica, que já acionou a Comissão Estadual de Residência Médica para o agendamento da visita de vistoria à instituição.
Os residentes são médicos, formados em faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que passaram em concurso público para exercer atividades na área médica. O hospital atualmente conta com o programa de residência em Medicina de Família e Comunidade, e Clínica Médica, somando quatro residentes, que atuam com orientação dos preceptores, médicos responsáveis em conduzir e supervisionar o trabalho dos profissionais.
A parceria entre a UFOP e a Santa Casa da Misericórdia é sem fins lucrativos. De acordo com o coordenador do serviço de neurologia da Santa Casa e coordenador do programa de residência em neurologia, Dr. Leonardo Brandão, o prazo otimista para implantação da residência em neurologia é para o início do ano que vem. Ele também pontuou a importância do serviço para a comunidade ouro-pretana. “A residência de neurologia agrega valor enorme ao hospital, não só no que diz respeito ao aumento de complexidade do mesmo, como também melhora a acreditação da instituição junto à população e ao sistema de saúde da região”.