Com a primeira matéria da série “Caia na Rotina” vamos apresentar o dia-a-dia de uma assistente social dentro de um Hospital. Acompanhamos a assistente social Aline Aganete Lucindo, em um dia de trabalho na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (SCMOP).
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O profissional dessa área atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação e defesa dos direitos humanos e da justiça social.
O trabalho do assistente social visa garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas que podem afetar os desamparados socialmente.
Na Santa Casa, a rotina de Aline começa com a busca ativa nos quartos dos clientes logo cedo. Nessa visita, Aline coleta informações do cliente para embasar a redação do relatório socioeconômico que é emitido posteriormente. A assistente social também orienta as famílias quanto à importância do fortalecimento do vínculo familiar para o paciente, visando melhoria na qualidade de vida pós-hospitalar. Os relatórios socioeconômicos, quando necessário, são enviados para requerimento do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada) nos casos de incapacidade para o trabalho por deficiência física ou mental e para idosos (com mais de 65 anos).
Após o levantamento de dados e informações e a análise crítica da situação, Aline detecta e encaminha os pacientes ,que necessitam, para órgãos de apoio como o (conselho Tutelar), CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e outros. Na sua rotina, Aline desenvolve diversas outras atividades. Este foi apenas um dia na vida da assistente social da Santa Casa.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
• Redes de serviços sociais do governo
• Hospitais
• Escolas/creches
• Centros de convivência
• Administrações municipais, estaduais e federais
• Serviços de proteção judiciária
• Conselhos de direitos e de gestão
• Movimentos sociais
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.