Em 1983, o Sr. Cônego Vicente Dilacio (superintendente administrativo da Santa Casa) com apoio da Irmã Maria Eliana da Redenção(coordenadora geral da Santa Casa) e do diretor clínico, Dr. Percival da Costa Caldeira fundaram a AVOSCOP, inspirados na Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC) de Belo Horizonte.
No dia 4 de Outubro do mesmo ano, a Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto - AVOSCOP foi criada e até hoje colabora de todas as formas com os pacientes carentes da Santa Casa.
A AVOSCOP desenvolve trabalho humanitário de auxílio aos pacientes há 34 anos e nasceu da vontade de proporcionar bem estar aos pacientes. Com sede fixa no Hospital, a AVOSCOP é composta por 36 voluntárias que doam tempo e talento às atividades, que visam o bem comum dos clientes carentes da Santa Casa.
A AVOSCOP promove um bazar voltado aos colaboradores da Santa Casa como forma de arrecadação de fundos. Os produtos artesanais são confeccionados pela entidade. Ao final do ano, junto a bazares de várias Organizações Não-Governamentais (ONGs), participa do grande Bazar da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que ocorre na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.