Santa Casa de Ouro Preto realiza a 4º Captação de Múltiplos Órgãos
A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, em parceria com a MG Transplantes, realizou na manhã desta quinta-feira (22), a quarta captação de múltiplos órgãos para transplantes.
Todo o procedimento foi feito após a permissão da família. A doação irá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante a partir deste ato de amor ao próximo. O paciente tinha 57 anos e teve a morte encefálica confirmada por meio de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos em um protocolo específico.
O trabalho desempenhado por toda equipe da UTI (técnicos, enfermeiros, administrativos, equipe multidisciplinar e médicos), juntamente com a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), do Bloco Cirúrgico, equipe do Hospital Felício Roxo e do Corpo de Bombeiros, reflete o compromisso assumido pela Santa Casa em prestar um atendimento de qualidade.
O Dr. Jacques Gabriel, coordenador da UTI, fala sobre a importância da doação: “um único paciente que permite a doação, beneficia múltiplas pessoas e múltiplas famílias, pois é uma nova esperança e expectativa de vida”. A equipe da Santa Casa de Ouro Preto reforça que a doação de órgãos possibilita aliviar o sofrimento de quem está na lista de espera, proporcionando uma melhor qualidade de vida a esses receptores.
Vale ressaltar a importância das pessoas manifestar seu desejo de doar órgãos: o primeiro passo para você se tornar um doador é conversando com a sua família e deixando claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito, mas os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Para isso, nossa equipe trabalha constantemente o diálogo, que é o diferencial para o aumento da captação.
Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. Desde 1735 a Serviço da Vida.