SANTA CASA REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE
Ação foi realizada no dia 15/12/2017
Na sexta-feira, 15 de dezembro de 2017, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), da Santa Casa de Ouro Preto, participou junto a equipe do MG Transplante da primeira captação de múltiplos órgãos na instituição.
O trabalho interno da CIHDOTT nessas situações é o acolhimento ,a transparência e sensibilização ao contactar a família .
No processo de retirada, participaram equipes médicas e de enfermagem sendo esses membros da CIHDOTT, colaboradores do Centro Cirúrgico , Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Psicologia e MG Transplantes.
No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. Basta avisar sua família, dizendo: "Quero ser doador de órgãos". A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar.
Os órgãos são transplantados em pacientes compatíveis, que estão aguardando em lista única da central de transplantes de cada Estado. O processo é controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionado pelo Ministério Público. O transplante de órgãos muitas vezes é a única alternativa para pacientes de algumas doenças. Apesar de um momento triste para os familiares e amigos, o ato de doar é a esperança para muitas outras famílias, que têm seus entes queridos na fila de espera para um transplante.
Hoje no Brasil mais 34 mil pessoas aguardam na fila de espera para um transplante de órgãos, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes – RBT, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos - ABTO.
Nas fotos, equipe do Corpo de Bombeiro, responsável pelo transporte aéreo, e equipes do Hospital das Clínicas, Hospital Evangélico e da Santa Casa de Ouro Preto.