PARCEIROS


A SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO 

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente, a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Com o trabalho caritativo auxilia, diariamente, em torno de 30 milhões de pessoas por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. Em nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). A SSVP brasileira mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

A atuação da Sociedade foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo Governo Federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.

Na Santa Casa, os vicentinos realizam trabalhos de visitas aos doentes, alguns também são ministros da Eucaristia ou participam de outras pastorais.

O trabalho realizado pela Sociedade é levar aos doentes uma palavra amiga, oração, auxílio.


LAREIRA DE NAZARÉ

Criada em 1977, a Lareira de Nazaré é uma associação filantrópica criada para proporcionar amparo às pessoas carentes, especialmente às mães solteiras, idosos, e adolescentes em situação de risco social. 

Promove eventos socioculturais cuja renda é revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, Lar dos Idosos e outras associações. Promove também oficinas e palestras que tratam de assuntos como economia doméstica, artesanato, alimentação saudável, amamentação e qualidade de vida.


PASTORAL DA SAÚDE 

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de um grupo comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos.  Na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, a Pastoral da Saúde da Paróquia Cristo Rei tem atuação desde 2006. Possui 17 voluntários e realiza missa no hospital uma vez ao mês. Padre Magno José Raimundo é o pároco responsável pelos trabalhos evangelizadores realizados. 


ROTARY CLUB - CASA DA AMIZADE  

 A Casa da Amizade, Associação de Senhoras de Rotarianos ou outras denominações correlatas, é uma entidade formada por esposas de rotarianos, senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.

A Casa da Amizade de Ouro Preto existe há mais de 60 anos. Ocupa se de promoções sociais e benemerentes, colabora voluntariamente nas realizações comunitárias empreendidas pelas suas iniciativas ou pelos Rotary Clubs. 

Independentemente das definições de caráter técnico e jurídico, podemos afirmar que trata-se de um grupo de pessoas com grande vontade de trabalhar, que voluntariamente adotaram os lemas “mais se beneficia quem melhor serve” e “dar de si antes de pensar em si” (texto extraído da carta mensal distrito 4651). 

 A Casa da Amizade, assim como o Rotary, é uma reunião de voluntários que deixam de lado seus interesses particulares para trabalhar em favor do próximo, sacrificam momentos de lazer para trabalhar pela comunidade, ajudam ao próximo sem esperar nada em troca.

O Banco de Leite Humano Rotary da Amizade da Santa Casa de Ouro Preto é apoiado constantemente pela Casa da Amizade com a doação de equipamentos, frascos para coleta de leite humano, entre outros. 


AVOSCOP - Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto

Em 1983, o Sr. Cônego Vicente Dilacio (superintendente administrativo da Santa Casa) com apoio da Irmã Maria Eliana da Redenção (coordenadora geral da Santa Casa) e do diretor clínico, Dr. Percival da Costa Caldeira fundaram a AVOSCOP, inspirados na Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC) de Belo Horizonte.

No dia 4 de Outubro do mesmo ano, a Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto - AVOSCOP foi criada e até hoje colabora de todas as formas com os pacientes carentes da Santa Casa
A AVOSCOP desenvolve trabalho humanitário de auxílio aos pacientes há 34 anos e nasceu da vontade de proporcionar bem estar aos pacientes. Com sede fixa no Hospital, a AVOSCOP é composta por 36 voluntárias que doam tempo e talento às atividades, que visam o bem comum dos clientes carentes da Santa Casa.

A AVOSCOP promove um bazar voltado aos colaboradores da Santa Casa como forma de arrecadação de fundos. Os produtos artesanais são confeccionados pela entidade. Ao final do ano, junto a bazares de várias Organizações Não-Governamentais (ONGs), participa do grande Bazar da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que ocorre na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.