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Qualidade e Segurança

Para a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, prestar assistência hospitalar com qualidade, resolutividade, humanização e ética, é, além de um dever, uma satisfação. Através do aprimoramento dos processos, A Santa Casa tem buscado um contínuo aperfeiçoamento, tudo para que o atendimento seja realizado com segurança e melhorias na qualidade do serviço.

Nesse sentido, algumas práticas assistenciais são aplicadas conforme os protocolos preconizados pela Organização Mundial de Saúde - OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

 

Protocolos multidisciplinares;
Sistema de gestão da qualidade com ações de melhoria contínua;
Controles de indicadores clínico-assistenciais, administrativos e  financeiros;
Sistema de vigilância epidemiológica e controle de infecção hospitalar;
                                   Núcleo de Segurança do Paciente.

 

Em  Novembro de 2017, a Santa Casa implementou um planejamento estratégico – elaborado pelo comitê gestor, que administra o hospital (Gerência Administrativa, Financeira, Assistencial e Diretoria Clínica). Desde então, a análise crítica de desempenho é realizada semanalmente pela equipe composta pelo comitê gestor.

Além das reuniões semanais do comitê gestor, são realizadas reuniões mensais com as coordenações do Hospital para discussão de questões administrativas e no que tange o desempenho dos indicadores.

O Hospital é o único da região a ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), responsável pelo aumento expressivo de pessoas que recebem assistência à saúde na microrregião (Mariana, Ouro Preto e Itabirito) e é referência para trauma e neurologia.

 

Santa Casa de Ouro Preto, desde 1735 a Serviço da Vida!